ACROFOBIA – MEDO DE ALTURA - E VOCÊ TEM MEDO?

Sabe aquela tensão muscular, mal-estar, nervosismo, agitação ao se deparar com lugares alto? Podem ser sintomas de acrofobia, que é o medo irracional da altura, cerca de 9,3% dos brasileiros são acometidos por medo segundo levantamento da organização mundial da saúde (OMS).

E você tem medo de altura? Se não tem deveria ter, é normal que tenhamos um pouco de medo ou cautela ao subir escadas ou ficar de pé em pontos alto por exemplo, a falta do medo pode causar sensação de uma segurança inexistente, saiba que 40% dos acidentes de trabalho são devido as quedas em altura, mas para proteção dos trabalhadores são criadas normas regulamentadoras pelo Ministério do Trabalho que tem como objetivo minimizar ou eliminar os riscos.

Para trabalhos em Altura temos a NR 35 Publicado em 23 de março de 2012 conforme portaria SIT N°313. Ela aborda responsabilidades do Empregador, do Trabalhador, define o que é considerado altura como no seu item 1 parágrafo 2 (35.1.2) considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.

Além de definir as responsabilidades ela também traz quais são os procedimentos que devem ser adotados contra quedas, para os casos que não for possível evitar o trabalho em Altura.

Como é o caso da Descupinização em madeiramento de telhado, nossa equipe por exemplo, encontra vários cenários, muitas vezes para ter melhor acesso precisam retirar telhas para aumentar o campo de aplicação do produto, e o risco se torna maior quando há necessidade de deslocamento de uma extremidade a outra.

Entender os riscos, conhecer os procedimentos, fazer uma analise prévia e providenciar todos os aparatos de segurança como cintos com talabartes, linha de vida e outros é o que faz a diferença durante o Trabalho.

Por este motivo consideramos que treinamentos para trabalho em altura é primordial.

               


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espécies de Cupins e Sinais de Infestação

INFESTAÇÃO MOSQUITOS BORRACHUDOS EM CURITIBA

DESRATIZAÇÃO – EFEITO BUMERANGE