DESRATIZAÇÃO - OSWALDO CRUZ - GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA SAÚDE PUBLICA
Vocês sabiam que Oswaldo Cruz foi um grande percursor no processo de desratização?
Resumindo: Oswaldo Cruz foi formado em medicina e sanitarista, sendo responsável por contribuições para saúde publica, uma delas foi campanhas contra febre amarela e peste bubônica.
O ano é 1903, Rio de Janeiro é afetado por três epidemias: varíola, febre amarela e peste bubônica, deixando milhares de pessoas doentes.
Oswaldo Cruz foi convidado para assumir a Saúde Publica e seu desafio era acabar com a epidemia.
Contra a Febre Amarela e Peste Bubônica chegou ao veredito que o combate se daria por meio de ações contra seus vetores: o mosquito e o rato.
O combate foi severo, com ações até truculentas, entre elas invadir as propriedades (principalmente as mais pobres) à procura de criadouros de mosquitos e ratos, os proprietários também foram obrigados a manter suas propriedades limpas, sob pena de multa caso descumprissem as exigências.
Outra ação foi a troca de ratos por recompensas! sim isso mesmo! a população cassava os ratos e entregava aos agentes sanitários por troca de recompensas em dinheiro. milhares de ratos foram mortos com essa ação!
A importância do controle de roedores ficou muito evidente. Hoje contamos com métodos e produtos mais desenvolvidos que leva em consideração a biologia da praga, e seus sistemas de defesa natural. Eu diria que o rato é muito inteligente, (mas isso será assunto para outro artigo) dificultando o controle dos mesmos. Portanto, todavia, precisamos estar sempre a frente, para isso utilizamos técnicas elaboradas e estudadas, capazes de manter o controle do ambiente, através de monitoramento, pontos de iscagem em locais estratégicos, iscas atrativas, entre outras diversas.
Inteligência + tecnologia = controle bem sucedido!

Comentários
Postar um comentário